terça-feira, 24 de maio de 2011

"Tuturial" - Mic


“Tuturial”

Tá, o trocadilho foi infame, mas não resisti! rs Vou mostrar um passo a passo para vocês aprenderem a fazer as sainhas de bailarina, que podem ser usadas em diversas ocasiões, basta variar as cores. Dá pra fazer uma noivinha com a saia branca, uma bruxa com a saia roxa e preta, uma Sininho com tule verde… Use a imaginação!
Pra começar, é preciso comprar, é claro, tule. Procure do mais armadinho, porque fica um resultado beeeem melhor. Vamos à lista de material:
1 – Tule:  Usei em cada saia 80 tiras de 20 x 60 cm. A medida final do tecido vai depender da largura da peça.
2 – Elástico bem grosso: O que usei tinha 3,5 cm de largura. A “cinturinha” da Juju tem 53cm. Praticamente um barrilzinho! kkkk Fiz as saias com 35 cm de circunferência, sempre 20cm a menos que o tamanho da cintura da criança (me ensinou a vendedora da Caçula! rs)
3 – Tesoura bem afiada, pra cortar o tule.
4 – Uma avó e uma tia com vocação para santas, que cortem todas as tirinhas de tule e te entreguem prontinhas, só pra fazer a saia. No meu caso, foram 16, então, fazendo as contas, foram 1.280 tirinhas!
5 – Cola com glitter e fitinhas: opcionais. Usei somente na saia da Juju, pra dar um acabamento mais bonito. Depois da saia pronta, pinguei gotinhas de glitter e deixei secar. Amarrei fitinhas espalhadas pela saia pra dar um charme a mais.
tutu
Com o elástico cortado na medida certa, usei o grampeador para fechar a circunferência. Antes que me perguntem, não, não vai machucar, porque o tule vai cobrir. Dobrei o elástico ao meio no sentido da largura e usei a minha (pequena) coxa como base para começar a dar as laçadas. (O esmalte é o Gengibre, meu nude favorito, amado e maravilhoso! rs)
tutu1
Agora, vamos ao que interessa. Hora de colocar a mão na massa:
==> Pegue duas tiras de cada vez e dobre juntas, como na 1a foto lá em cima na esquerda.
==> Passe a laçada por trás do elástico, como na 2a foto, usando os dedos para manter o tule bem esticado. Depois, passei a pontinha por dentro, fechando a laçada e mantendo o polegar enquanto vai apertando o nó, tomando cuidado para não deixar muito justinho, senão fica feio. A laçada não deve “amassar” o elástico da base, para, no final, o cós ficar mais bonito.
==> Reparem que o elástico dobrado ao meio mantem sua largura inicial, não fica franzido pela laçada. Essa é a medida que você deve usar para saber até onde aperta o nó. No final de tudo você vai perceber porque é importante não deixá-lo muito apertado.
tutu2
Depois que terminar a primeira cor, passe para a segunda e assim sucessivamente, eternamente, pra sempre. Sim, fazendo 16 saias parece que nunca vai acabar! kkkk
Acima eu mostro em um ângulo diferente tudo o que eu já expliquei. Reparem que com uma mão eu puxo o tule pra baixo, pra apertar o nó, com o polegar eu mantenho a medida para não deixá-lo apertado demais.
À medida que vou terminando, empurro para o lado e recomeço com a nova cor.
tutu3
Com o passar do tempo, você vai perceber que o ideal é tentar manter os nós todos do mesmo tamanho. Dá um pouco de trabalho se for fazer várias, mas se você só quer uma é mole, mole, fácil, fácil.
Vai ficar mais linda ainda a sua saia de bailarina se você terminar toda a circunferência e der uma empurradinha pros lados, pra abrir espaço pra colocar mais umas tiras. Assim ela fica bem armada e recheada!
Usando o tule duplo a saia também fica mais armada. Fiz a primeira só com uma tira de cada vez, mas ficou beeeeem sem gracinha. Ouçam a voz da experiência! rs
resultado
O resultado final é esse aí, que vocês já conhecem. Depois que terminarem a saia, lembrem-se de uma coisa importante: é preciso virá-la do “avesso” na hora de vestir, para os tutus ficarem apontando pra cima, como na foto. Por esse motivo as laçadas são dadas de cima para baixo, sacaram? ;)
Depois quero ver fotinhos de vááários tutus, combinado? Bailarinas pra tudo que é canto! E dá pra fazer variações divertidas, com o tule compridão, mais curtinho… Usem a imaginação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário